acrvcatolico
11.1K
O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI. O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI www.news.va/…/o-ecumenismo-no… Vía ThePopeApp Enviado via iPhoneMore
O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI.

O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI

www.news.va/…/o-ecumenismo-no…

Vía ThePopeApp

Enviado via iPhone
acrvcatolico
English
Español
Français
Italiano
Português
Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr
Agência Fides
L’Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa
O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI
0
20
Imprimir
2013-02-20 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI, logo no início do seu Pontificado, colocou o ecumenismo e o diálogo inter-religioso como uma de suas …More
English
Español
Français
Italiano
Português

Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr

Agência Fides
L’Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa

O Ecumenismo no Pontificado de Bento XVI

0

20

Imprimir
2013-02-20 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Bento XVI, logo no início do seu Pontificado, colocou o ecumenismo e o diálogo inter-religioso como uma de suas prioridades. Sua apurada consciência sobre a importância desta missão está radicada em vários fatores da história da sua vida: foi perito do Concílio Vaticano II, braço direito de João Paulo II nas questões doutrinais, teólogo conhecedor da problemática ecumênica e, como cristão alemão, sentiu de perto a problemática ecumênica, como afirmou no seu discurso em Colônia, em 19 de agosto de 2005: "Sendo eu mesmo proveniente deste país, conheço bem a situação dolorosa que a ruptura da unidade na profissão da fé causou a tantas pessoas e famílias". Bento XVI sempre considerou que a divisão entre os cristãos é uma ofensa a Deus e um escândalo para o mundo.
A convite do Patriarcado Ecumênico do Constantinopla, Bento XVI visitou a Turquia em novembro de 2006. A viagem serviu para aproximar Roma do Mundo Ortodoxo. No encontro com o Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I, reiterou o compromisso da Igreja Católica na superação dos obstáculos que impedem a realização da comunhão plena entre católicos e ortodoxos, pois as “divisões existentes entre os cristãos – disse Bento XVI - são um escândalo para o mundo e um obstáculo para a proclamação do Evangelho”.Bento XVI desenvolveu esforços no sentido de aproximar Roma e os cristãos ortodoxos do Oriente, de tradição bizantina, síria e eslava. Partindo do princípio de a Igreja Católica estar "em comunhão eclesial quase completa" com estas igrejas, conforme pronunciado no Angelus de 30 de junho de 2007, Bento XVI, deu pequenos passos e realizou inúmeros gestos buscando superar, paulatinamente, as distâncias histórico-culturais e as divergências prático-eclesiais que persistem há séculos. Um dos frutos destes esforços foi a retomada dos trabalhos da Comissão Teológica Mista Católico-Ortodoxa.
Em 2009, Bento XVI visitou a Terra Santa. Entre os tantos compromissos, o Pontífice participou de um encontro ecumênico na sede do Patriarcado Greco-ortodoxo, na parte leste de Jerusalém, do qual também tomou parte o Patriarca Greco-ortodoxo Teófilo III. No seu discurso, o Santo Padre ressaltou que todos os seguidores de Cristo devem "redobrar" os esforços "para aperfeiçoar a comunhão" já que a divisão "é uma vergonha". E acrescentou: "Temos de encontrar forças para redobrar nosso compromisso para aperfeiçoar nossa comunhão, para torná-la completa". A viagem de Bento XVI ao Líbano, em setembro de 2012, marcou um dos seus últimos compromissos inter-religiosos internacionais. A Audiência Geral das Quartas-feiras, em 19 de setembro de 2012, foi toda ela dedicada à viagem ao Líbano. Na ocasião, Bento XVI recordou que a viagem "foi um evento eclesial comovente e, ao mesmo tempo, uma ocasião providencial de diálogo vivido em um país complexo, mas emblemático para toda a região, por motivo de sua tradição de convivência e de eficaz colaboração entre os diversos componentes religiosos e sociais". De fato, nesta viagem realizada a um país representativo na diversidade religiosa e cultural, Bento XVI encontrou-se com representantes do mundo Ortodoxo, Católico e com muçulmanos.
Em relação ao diálogo com as Igrejas e Comunidades eclesiais do Ocidente, observou-se em Bento XVI a preocupação em centrar o debate católico-protestante na questão da natureza da Igreja, acentuando a exigência de um "ecumenismo de verdade". Ao mesmo tempo, o Papa sempre teve uma visão muito realista sobre as dificuldades existentes neste complexo diálogo, o que o levou a valorizar o 'ecumenismo anônimo cotidiano', realizado muitas vezes por pequenos grupos de convivência e partilha ecumênica, na convicção de que o simples fato de se ir caminhando juntos 'já é uma forma de unidade'.O Pe. José Bizon, da Casa da Reconciliação, na Arquidiocese de São Paulo, fez uma avaliação sobre a dimensão do ecumenismo e do diálogo inter-religioso sob o Pontificado de Bento XVI.
Compartilhar

NEWS.VA ARCHIVE
Fonte ALL FIDES OSSERVATORE-ROMANO PRESS-OFFICE VATICAN-INFORMATION-SERVICE VATICAN-RADIO CTV VATICAN-VA
Publish date Day 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Month Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Year 2011 2012 2013

TWITTER @Pontifex_PT
A Quaresma é um tempo favorável para redescobrirmos a fé em Deus como base da nossa vida e da vida da Igreja.
No tempo da Quaresma que se inicia, renovemos o nosso esforço de conversão, dando mais espaço a Deus.
Devemos ter confiança na força da misericórdia de Deus. Embora sejamos todos pecadores, a sua graça nos transforma e renova.
Tudo é dom de Deus: só reconhecendo esta dependência vital do Criador é que encontraremos liberdade e paz.
Imitando a Virgem Maria, acolhamos e guardemos dentro de nós a Palavra de Jesus, reconhecendo-O como Senhor da nossa vida.
VER TODOS OS TWEETS
EVENTOS DO VATICANO
20/02/2013
Briefing del Dott. Piazzoni sulla storia degli ultimi Conclavi
Sala Stampa della Santa Sede
iniciar 11:30 a.m. fim 2 p.m.
23/02/2013
Fine degli Esercizi Spirituali
Vaticano
iniciar 9 a.m. fim 9:45 a.m.
23/02/2013
Udienza al Presidente della Repubblica Italiana
Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim meio-dia

EVENTOS DO VATICANO
L’OSSERVATORE ROMANO
Última edição
RÁDIO VATICANA

Mundo

Boletim de Notícias
Listen
Vaticano

Reacção de membros da Igreja em Portugal à notícia da renúncia do Papa
Listen
Igreja

A resignação do Santo Padre na opinião de Dom José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa
Listen
REFLEXÃO ESPIRITUAL
"A Quaresma tem um significado para nós: ela há-de tornar patente aos olhos do mundo que todo o Povo de Deus, porque pecador, se prepara com a Penitência para reviver liturgicamente a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

Um tal testemunho público e colectivo tem a sua base no espírito de Penitência de cada um de nós e, por outro lado, há-de levar-nos a aprofundar interiormente este modo de comportar-nos e a motivá-lo cada vez melhor. Privar-se de alguma coisa não é apenas dar do que porventura para nós é supérfluo, mas sim dar também algumas vezes daquilo que nos é necessário, à imitação da viúva do Evangelho, a qual sabia bem que o seu óbolo era já um dom recebido de Deus.

Privar-se de algo é libertar-se das servidões de uma civilização que nos incita a um conforto e consumo cada vez maiores." (João Paulo II, Mensagem para a Quaresma, 1979)
Mais lidos
Mais compartilhados
Bento XVI explica de novo as razões da sua decisão, na audiência geral desta quarta-feira. Esta tarde, preside à Celebração das Cinzas, em São Pedro
Bento XVI ao Clero de Roma: "Obrigado por seu amor pela Igreja e pelo Papa"
Bento XVI: superar individualismos e rivalidades que deturpam a face da Igreja
Papa no Angelus: desmascarar as tentações que instrumentalizam Deus em função do poder e dos próprios interesses
Bento XVI anuncia a decisão de deixar o cargo. Sede vacante a partir de 28 de fevereiro. Eleição do novo Papa em março
Reações na Terra Santa à renúncia do Papa Bento XVI
Mensagem para a Quaresma no Brasil - Campanha da Fraternidade
Audiência Geral
O anúncio inesperado que ressoou na sala do Consistório
A resignação do Santo Padre na opinião de Dom José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa

SALA DE IMPRENSA
Boletim diário
Vatican Information Service
L’OSSERVATORE ROMANO
Últimas notícias
Arquivo Fotográfico
RÁDIO VATICANA
Últimas notícias
CENTRO TELEVISIVO VATICANO
Sobre CTV
A SANTA SÉ
www.vatican.va
AGÊNCIA FIDES
Últimas notícias
AO VIVO
Transmissão
SEGUIR NEWS.VA
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós