pt.news
171

Acusação falsa: Bispo dos EUA ilibado de acusações absurdas

O bispo auxiliar reformado Raymond Chappetto, 78 anos, de Brooklyn, foi ilibado da acusação de ter "tratado mal" um caso de abuso.

Foi vigário-geral da diocese de Brooklyn de 2013 a 2022. Em 2021, foi acusado de não ter revelado adequadamente a uma paróquia que o Rev. Uririoghene Okrokoto estava proibido de contactar com menores. Como resultado, Chappetto foi acusado de colocar potencialmente em perigo os menores.

O Reverendo Okrokoto tinha um historial de "violações de limites" com raparigas adolescentes. Após tratamento num centro de saúde mental, foi destacado para uma paróquia de Brooklyn em junho de 2021. Em poucas semanas, Okrokoto foi visto na paróquia na companhia de uma rapariga adolescente. Foi novamente afastado do ministério em outubro de 2021 e continua suspenso.

A Diocese de Brooklyn disse ao PillarCatholic.com (13 de maio) que o Dicastério para os Bispos do Vaticano tinha concluído, após uma investigação, que as alegações contra Chappetto eram "manifestamente infundadas e o caso foi encerrado".

A investigação foi conduzida pelo Arcebispo Leonard Blair, que se reformou no início deste mês como Arcebispo de Hartford, Connecticut.

O próprio Monsenhor Chappetto acrescentou que "estas alegações não eram verdadeiras e estou grato pelo facto de a investigação o ter determinado".

Tradução de IA