pt.news
pt.news

Leão XIV: "Todas as religiões procuram um único mistério divino"

O Papa Leão XIV reuniu-se hoje com os membros do Corpo Diplomático. Pontos-chave do seu discurso, inspirado em Santo Agostinho, Bento XVI e Francisco. Frases principais.
- O ano passado viu [...] o regresso à casa do Pai do meu venerado predecessor, o Papa Francisco. No dia do seu funeral, o mundo inteiro reuniu-se à volta do seu caixão e sentiu a perda de um pai que guiou o Povo de Deus com uma imensa caridade pastoral.
- A fraqueza do multilateralismo é particularmente preocupante a nível internacional. Uma diplomacia que promove o diálogo e procura o consenso entre todas as partes está a ser substituída por uma diplomacia baseada na força, quer de indivíduos quer de grupos de aliados.
A paz como domínio
- A guerra está de novo na moda e o zelo pela guerra está a espalhar-se.
- O princípio estabelecido após a Segunda Guerra Mundial, que proibia as nações de usarem a força para violar as fronteiras de outras, foi completamente minado.
- A "paz" é procurada através das armas como …Mais

12
pt.news

Acusado de falsas declarações - Cardeal nicaraguense foi convidado para o Consistório

O Cardeal Leopoldo Brenes, 76 anos, de Manágua, Nicarágua, não participou no consistório realizado em Roma nos dias 7 e 8 de janeiro. Afirmou que não tinha sido convidado, alegando que tinha verificado os seus e-mails, mensagens de WhatsApp e comunicações do Colégio de Cardeais.
No entanto, a 8 de janeiro, fontes seniores da Igreja disseram ao LaPrensaNi.com que o Cardeal Brenes tinha recebido um convite para participar no consistório, mas que se tinha recusado a ir por razões não reveladas.
As fontes indicaram também que poderá haver negociações em curso ou tentativas de negociação com o governo nicaraguense. A Igreja tem enfrentado confrontos constantes com o regime de Ortega, que resultaram em perseguições, restrições à atividade religiosa e o exílio forçado de vários bispos.
Imagem: Celam, Tradução de IA

26
pt.news

Professor polaco deita fora uma cruz - Manifestantes manifestam-se à porta da escola

Em 15 de dezembro de 2025, uma professora de uma escola primária de Kielno, na Polónia, pediu aos alunos que retirassem uma cruz da parede da sala de aula.
Quando os alunos se recusaram, a professora retirou ela própria a cruz e atirou-a para um caixote do lixo.
Ontem, teve lugar um protesto em defesa da cruz no exterior da escola primária, segundo o site Wiadomosci.Onet.pl. O protesto atraiu residentes locais, membros dos clubes da Gazeta Polska, políticos da oposição e os pais de um dos alunos. Entre os presentes encontravam-se os deputados Michał Kowalski e Dorota Arciszewska-Mielewczyk, do partido Lei e Justiça (PiS).
Na sequência do incidente, o Presidente do Município de Szemud apresentou uma notificação ao Gabinete do Procurador Distrital de Wejherowo relativamente à alegada eliminação da cruz.
O Arcebispo de Gdańsk, D. Tadeusz Wojda, disse que espera explicações completas e fiáveis das autoridades responsáveis pela escola.
Enquanto se aguarda o esclarecimento do assunto, …Mais

24
pt.news compartilhou de Luca Diste

O vídeo mostra o Papa Leão XIV a regressar à sua residência no Palácio do Santo Ofício após a conclusão do consistório de dois dias.

Il Santo Padre Leone XIV rientra a casa dopo il Concistorio straordinario.
da pagina facebook di SilereNonPossum

00:11
33,5 mil
pt.news

O Rito Romano NÃO foi discutido - Próximo Consistório em junho

Várias fontes confirmaram que a Missa no rito romano não foi mencionada no consistório de 7-8 de janeiro.
O Cardeal sul-africano Wilfrid Napier, 84 anos, disse a Edward Pentin que a Missa em latim romano não foi discutida: "Penso que o ponto principal era como fazer com que toda a Igreja evangelizasse ao mesmo nível".
O Cardeal Jean-Paul Vesco, 63 anos, da Argélia, confirmou a Niwa Limbu que não foi discutida qualquer forma de liturgia: "Falámos da importância da Eucaristia no contexto da sinodalidade".
Apenas duas dezenas dos 170 cardeais puderam falar durante as "intervenções livres".
O porta-voz do gabinete de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, acrescentou à noite que os futuros consistórios se realizarão uma vez por ano e durarão 3-4 dias. O próximo consistório está previsto para 27-28 de junho.
Tradução de IA

64
pt.news

Católicos do Líbano fazem petição para proibir a presença de um padre DJ numa discoteca

Um grupo de católicos no Líbano interpôs uma ação judicial para impedir um espetáculo do padre português Guilherme Peixoto. A sua "música" mistura batidas de dança electrónicas com imagens religiosas. A sua atuação está prevista para o dia 10 de janeiro no clube noturno AHM, em Beirute.
Os peticionários apresentaram um pedido a um juiz de assuntos sumários de Beirute, com o objetivo de suspender o concerto. Argumentam que o espetáculo "mina os valores da Igreja" e "deturpa os rituais cristãos", invocando preocupações quanto ao facto de um padre atuar como DJ num clube noturno.
No entanto, recorrer ao Estado nestas questões é inútil. O Padre Peixoto deverá presidir a uma Eucaristia em Kaslik no mesmo dia. Os seus apoiantes argumentam, com razão, que o seu ministério e trabalho artístico são oficialmente reconhecidos pelas autoridades eclesiásticas em muitos países.
Também actuou na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, imediatamente antes da Eucaristia do Papa Francisco. …Mais

57
pt.news

Cardeal de Madrid confia a grupo de lobby homossexual a doutrinação de seminário sacerdotal

O grupo de lobby homossexual espanhol Crismhom realizou sessões de formação no seminário sacerdotal de Madrid, informou o InfoVaticana.com no dia 8 de janeiro.
O Arcebispo de Madrid é o Cardeal José Cobo.
O programa de formação consistiu num curso de doze horas realizado em 7 de novembro, 14 de novembro e 5 de dezembro de 2025.
As sessões foram orientadas pelo Rev. Jesús Sastre García, sacerdote da Arquidiocese de Madrid e diretor espiritual de Crismhom. O seu trabalho escrito inclui um artigo sobre "Acompanhar os jovens", com especial atenção aos jovens homossexuais. Segundo a InfoVaticana, defende a sodomia como uma forma de exprimir o amor humano.
Na sessão de 14 de novembro, os desvios pastorais e antropológicos de Crismhom foram apresentados de forma favorável. Foram também feitas referências à teologia da libertação, que foi proposta como quadro pastoral privilegiado.
Depois de terminadas as sessões, vários diáconos terão manifestado as suas objecções ao reitor do …Mais

82
pt.news

Novo arcebispo brasileiro tolerou o slogan "Jesus cura a homofobia

O Papa Leão XIV nomeou Dom Marco Aurélio Gubiotti, 62 anos, como Arcebispo de Juiz de Fora, transferindo-o da Diocese de Itabira-Fabriciano. Dom Gubiotti está alinhado com a orientação pastoral do Papa Francisco e da ultraliberal Conferência Episcopal Brasileira.
Biografia e Formação Sacerdotal
Monsenhor Gubiotti nasceu em 21 de outubro de 1963 em Ouro Fino e foi ordenado sacerdote em 14 de janeiro de 1989, incardinado na Arquidiocese de Pouso Alegre.
Uma semana antes de sua renúncia, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo de Itabira-Fabriciano, em 21 de fevereiro de 2013. Recebeu a ordenação episcopal em 26 de maio de 2013.
"Você não deve participar no rito romano"
Numa carta de dezembro de 2014 (ver abaixo), D. Gubiotti advertiu os fiéis contra a participação em missas celebradas no Rito Romano, que associou à Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX). O grupo Missão Cristo Rei, localizado em Ipatinga, era uma capela desvinculada da Fraternidade e pertencia à chamada "Resistência".
Dom …Mais

76
pt.news

Como se desenrola - ou se desenrolou - o Consistório de Leão XIV

Ao abrir o primeiro consistório extraordinário do seu pontificado, na quarta-feira, o Papa Leão XIV estruturou o programa de uma forma que evitou a discussão substantiva de questões fundamentais.
Até mesmo os cardeais participantes acreditavam nas mensagens oficiais e esperavam que a liturgia fosse abordada. O Cardeal Hollerich, do Luxemburgo, disse aos jornalistas, à saída da Sala do Sínodo, na quarta-feira, que acreditava que a Missa no rito romano seria discutida durante o consistório.
"Não sou contra", disse, "mas não gosto de alguns dos valores que por vezes lhe estão associados - não ao diálogo inter-religioso, não aceitar o Concílio Vaticano II, etc. Mas a liturgia em si, penso eu, não é um problema. Se muitas pessoas têm acesso a Deus através dessa liturgia, por mim tudo bem".
Estará Leão XIV a jogar contra o tempo com católicos ingénuos?
No entanto, Leão XIV informou o consistório que, devido a alegadas "limitações de tempo", apenas dois dos quatro tópicos delineados …Mais

89
pt.news compartilhou de Pierre Henri

Projeto de lei sobre a eutanásia em França obrigaria as instituições católicas a praticar a eutanásia ou a fechar: O Centro Europeu para o Direito e a Justiça (ECLJ), uma ONG com sede em Estrasburgo, alerta para o facto de uma proposta de lei francesa sobre a eutanásia poder obrigar os hospitais e lares católicos a praticar a eutanásia. A recusa poderia resultar na perda de financiamento público, multas e até penas de prisão para os diretores. O ECLJ argumenta que isto constituiria uma grave violação da liberdade de consciência e de religião. Nenhum outro país que tenha legalizado a eutanásia impõe tais obrigações penais a instituições privadas.

Euthanasie en France : les établissements catholiques gravement menacés

fsspx.news

Euthanasie en France : les établissements catholiques gravement menacés

Parmi ses dispositions, elle prévoit en effet d’obliger les établissements catholiques à pratiquer l’euthanasie, sous peine de poursuites pénales.
C’est une atteinte gravissime à la liberté des maisons de retraites et des établissements de soin catholiques. Pour ces congrégations, il est impossible d’accepter la pratique de l’euthanasie sur les personnes qui leur sont confiées.
En conséquence, ces établissements pourraient perdre leurs financements publics, et leurs directeurs pourraient même être condamnés pour délit d’entrave à une peine de deux ans de prison et 30.000 euros d’amendes.
Imagine-t-on une religieuse aller en prison en France pour avoir refusé l’euthanasie de l’un de ses patients ou pensionnaire ? C’est pourtant ce que prévoit la proposition de loi.
Pour dénoncer ce risque – et la proposition de loi dans son ensemble – un collectif de congrégations hospitalières, soutenu par des juristes de renom, a publié une tribune dans Le Figaro, à l’initiative de …

84,7 mil
pt.news

Cardeal lamenta a continuação do caminho de Francisco no Consistório

Hoje, 170 cardeais reuniram-se para o primeiro consistório. Na sala do Sínodo, o Papa Leão XIV foi ladeado pelos seus cardeais da Cúria, na sua maioria pró-homossexuais: Tucho (Fé), Mendonça (Educação), Grech (Sínodo), Roche (Liturgia), Baggio (Desenvolvimento Humano) e Artime (Religiosos).
Depois de entrar na sala do Sínodo, o cardeal inglês pró-homossexual Timothy Radcliffe, 80 anos, fez uma meditação aos cardeais. A decisão de o manter no mesmo cargo que ocupou durante o Sínodo sobre a sinodalidade tem um peso simbólico. O seu discurso de hoje foi bastante moderado. No entanto, no dia anterior, o Cardeal Radcliffe apelou à ordenação urgente de mulheres como diáconos.
Os cardeais dividiram-se em dois grupos. O primeiro grupo era constituído por cardeais com menos de 80 anos. Este grupo foi ainda dividido em nove mesas redondas. O segundo grupo, constituído por cardeais idosos e pela Cúria Romana, foi dividido em onze mesas redondas.
Nos grupos, os cardeais discutiram a …Mais

189
pt.news

Leão XIV escolhido para preservar a revolução de Francisco - Cardeal

"Sou a favor de avançar rapidamente com a ordenação de mulheres para o diaconado", disse o Cardeal inglês Timothy Radcliffe OP, 80 anos, ao Telegraph.co.uk a 6 de janeiro.
Relativamente às mulheres sacerdotes, acrescentou que a questão é "complicada": "Não é a questão mais importante. A ordenação sacerdotal não é a grande prioridade. Tem de ser feita com o consentimento de toda a Igreja".
Belos toques entre homens idosos
O Cardeal Radcliffe é amigo do falecido Papa Francisco. Em 2016, enquanto recuperava de uma operação ao maxilar na sequência de um diagnóstico de cancro, participou numa conferência em Roma com o então Papa:
"Ele aproximou-se e encostou a testa à minha durante cerca de 30 segundos. Não disse nada. Foi muito bonito".
Leão XIV em continuidade com Francisco, mas com melhores maneiras
O Papa Leão XIV foi eleito em parte "para trazer de volta as pessoas que tinham sido alienadas por Francisco", e em parte para continuar o trabalho do seu antecessor.
"Escolhemos Leão …Mais

2172
Psoares1969

O Anjo de Iahweh disse a Satã: "Que Iahweh te reprima, Satã, reprima-te Iahweh, que elegeu Jerusalém. Este não é, por acaso, um tição tirado do fogo?"

Psoares1969

Que O Senhor te repreenda!

Cardeal: "Não fui convidado" O Cardeal Leopoldo José Brenes, de Manágua, Nicarágua, não participará no primeiro consistório convocado pelo Papa Leão XIV para os dias 7 e 8 de janeiro. No dia 5 de janeiro, declarou à VOSTV.com.ni que nunca tinha recebido uma convocatória. "Não vou lá estar. Não me telefonaram. Verifiquei o meu correio eletrónico e o WhatsApp. Nada.

Cardenal Leopoldo Brenes no asistirá al primer consistorio convocado por el Papa León XIV

02:27
126 mil
pt.news

Bispos escoceses sobre a lei "draconiana" da zona tampão para o aborto - prevê a criminalização da oração

Em 6 de janeiro, a Conferência Episcopal da Escócia publicou uma declaração sobre a legislação escocesa relativa à zona tampão para o aborto. Esta declaração surge na sequência da primeira pessoa acusada ao abrigo da nova lei.
A legislação estabelece zonas de exclusão de até 200 metros em torno de aproximadamente 30 instalações de aborto em todo o país. Dentro destas zonas, o comportamento que se considera "influenciar" as decisões relativas ao aborto pode constituir uma infração penal.
Os bispos descreveram a lei como vaga e draconiana, acrescentando que restringe as vozes críticas do debate democrático na esfera pública.
A declaração seguiu-se à detenção de Rose Docherty, 75 anos, que foi detida no outono de 2025 por segurar um cartaz em silêncio. A declaração dizia o seguinte: "A coerção é um crime. Está aqui para falar. Só se quiser". A Sra. Docherty encontrava-se na zona de proteção que rodeia as instalações de aborto do Hospital Universitário Rainha Isabel. A Sra. Docherty …Mais

84
pt.news

Vigário-geral do próximo arcebispo de Nova Iorque assistiu ao "casamento" homossexual do chanceler

O Vigário Geral Richard Smith, da diocese de Joliet, assistiu ao "casamento" homossexual do chanceler da diocese, Robert Salvato, a 13 de dezembro.
O site ComplicitClergy.com afirmou, a 5 de janeiro, que há uma testemunha ocular que confirma que o vigário-geral esteve presente. Além disso, duas outras fontes identificaram o vigário geral que aparece nas fotografias do "casamento".
Monsenhor Ronald Hicks, 58 anos, foi nomeado Bispo de Joliet em julho de 2020. A 1 de dezembro de 2020, nomeou o padre pró-homossexual Richard Smith como vigário-geral e, em 2021, o homossexual Salvato como seu chanceler.
A 18 de dezembro, Leão XIV nomeou D. Hicks Arcebispo de Nova Iorque. A sua investidura como novo Arcebispo terá lugar em fevereiro.
A 23 de dezembro, Leão XIV recusou-se a comentar a sua controversa nomeação de Ronald Hicks para Nova Iorque.
Tradução de IA

94
pt.news

Obra de arte blasfema removida após objecções da Igreja Syro-Malabar

Em meados de dezembro de 2025, na Bienal de Kochi-Muziris, em Kochi, na Índia, foi exposto um quadro que se assemelhava visualmente à Última Ceia. Na sequência de protestos de grupos cristãos, a obra de arte foi retirada nos últimos dias.
Os organizadores declararam que a remoção se destinava a evitar uma escalada e a manter a ordem pública.
A obra de arte foi criada pelo blasfemo Tom Vattakuzhy, de Kerala. Representa uma figura central feminina com a parte superior do corpo exposta, colocada na posição tradicionalmente associada a Jesus Cristo. As figuras em redor parecem assemelhar-se a religiosos católicos.
A Igreja Siro-Malabar criticou a obra de arte, considerando-a blasfema e ofensiva para a fé cristã. Os representantes da Igreja afirmaram que a pintura constituía uma distorção de um símbolo cristão sagrado.
Os representantes da Igreja também salientaram que a mesma imagem já tinha suscitado objecções anteriormente, uma vez que já tinha sido publicada em dezembro de 2016 na …Mais

79
pt.news compartilhou de Lisi Sterndorfer

No dia da Epifania, o Cardeal Raymond Burke celebrou a Missa em rito romano na Chiesa della Santissima Trinità dei Pellegrini, em Roma, confiada à Fraternidade Sacerdotal de São Pedro. Durante a sua homilia, reflectiu sobre o facto de, tal como os Magos, podermos por vezes perder de vista a nossa estrela e experimentar um sentimento de incerteza. Acredita que é a vontade de Deus que nos voltemos para a Igreja e para aqueles que O representam entre nós. Acrescentou que Cristo vem até nós através dos seus sacerdotes, que estão sacramentalmente configurados a Ele como cabeça e pastor do rebanho em todos os tempos e lugares. E prosseguiu: "Apesar da sua indignidade, eles recebem a graça de exercer a Sua caridade pastoral, que está sempre a trabalhar para a nossa salvação eterna."

FSSP: For Epiphany 2026 in Rome, Cardinal Raymond Burke celebratd the Mass at “St Trinità”, i.e. Chiesa della Santissima Trinità dei Pellegrini.

54,8 mil
pt.news compartilhou de Luca Diste

No dia 6 de janeiro, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, manteve conversações com o Cardeal Pietro Parolin sobre os desafios humanitários, particularmente na Venezuela, bem como sobre a paz mundial e a liberdade religiosa. As duas partes reafirmaram o seu compromisso de cooperação mútua. A Santa Sé não emitiu qualquer declaração.

silerenonpossum.com

Venezuela. Telephone conversation between the U.S. Secretary of State and Cardinal Parolin

On the evening of Tuesday, 6 January 2026, the Press Office of the U.S. Secretary of State released the following press statement: «Secretary of State Marco Rubio spoke today with His Eminence Cardinal Pietro Parolin, Secretary of State of the Holy See. The two leaders discussed pressing challenges, including efforts to improve the humanitarian situation, particularly in Venezuela, as well as the promotion of peace and religious freedom globally. Secretary Rubio and Cardinal Parolin reaffirmed their commitment to deepening cooperation between the United States and the Holy See in addressing shared priorities around the world. The Secretariat of State of the Holy See made no statement on the matter»
Related articles
Make a donation
The work of Silere non possum is offered free of charge as a service to the Church of God. This is made possible thanks to your support
Make a donation
Subscribe now
To access the columns, podcasts, and exclusive content, subscribe
Subscribe

55,2 mil
pt.news compartilhou de Charles Martel

Freira ameaçada no interior de igreja em Moissac: Está a circular novamente na Internet um vídeo que originalmente mostrava um incidente ocorrido a 26 de outubro de 2025 no interior da Abbatiale Saint-Pierre de Moissac, em Moissac, no sul de França. De acordo com os relatos da altura, um homem entrou na igreja e comportou-se de forma agressiva. Gritou e ameaçou uma freira católica, levantando o punho como se estivesse prestes a bater-lhe, antes de sair. A cena foi filmada e posteriormente difundida nas redes sociais. Diz-se que o homem tem problemas psiquiátricos.

Christenverfolgung in Frankreich: Er war kurz davor die Ordensschwester zu schlagen! Ha$$ auf Katholiken.

01:00
238,2 mil
pt.news compartilhou de Joséphine Cyr

Raclette numa igreja belga: No dia 13 de dezembro de 2025, realizou-se um jantar de raclette gigante na igreja de Sainte-Julienne, em Verviers, na Bélgica. O evento foi organizado pelo grupo de escuteiros local, com mesas e uma refeição festiva montada na nave. A 17 de dezembro, foi publicada uma carta aberta de Yves Willemaers, antigo presidente e secretário do conselho da igreja de Sainte-Julienne. Dirigida a D. Jean-Pierre Delville, bispo de Liège, a carta denunciava o acontecimento como uma utilização abusiva de uma igreja consagrada. O autor invocou a doutrina católica e o direito canónico, argumentando que a realização de uma refeição secular no interior de uma igreja constituía uma profanação. A carta aberta circulou na Internet e suscitou discussão, mas não houve qualquer resposta pública do bispo ou de qualquer outra pessoa.

Un repas aux mille bougies au coeur dune eglise

01:48
238,6 mil